Praia do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

Olá, pessoal! Nesse post eu vou falar de uma das Praias mais lindas do mundo. Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, Região dos Lagos. Arraial do Cabo é conhecida mundialmente como Capital do Mergulho, isso por que as praias da cidade têm uma das águas mais cristalinas que eu já vi e a formação de corais fazem de Arraial do Cabo uma morada de peixes de diversas espécieis.

Foto Renato Fulgoni




Como eu conheci a Praia do Pontal do Atalaia?

Eu moro na Região dos Lagos há mais de 20 anos e já visitei diversas praias. Mas sempre ouvia o pessoal falar na Praia do Pontal do Atalaia (mas nunca conseguia ir). Num belo dia de sol, resolvi ir e tive a triste ideia de subir o morro a pé. Existe uma entrada, onde é cobrado o valor de R$ 10,00 para subir com o carro, porém eu imaginei ser um lugar perto, e como amo caminhar e fotografar, sugeri a caminhada para minha família, que topou na hora. 20 minutos depois, todos já estavam arrependidos, pois é muito cansativo, porém a paisagem é lindíssima. demoramos cerca de 1h20 para chegar na praia. O cansaço foi embora rápido quando avistamos a escada que dá acesso a Praia do Pontal do Atalaia. Dica fundamental: não vá a pé, pegue um táxi ou, vá de carro ou barco-táxi. Elas partem do píer da praia dos Anjos e fazem o trajeto Praia dos Anjos x Prainhas do Atalaia.





Praia do Pontal do Atalaia 

A praia dispensa comentários, pois é um paraíso. Águas calmas e cristalinas é um convite para você tomar um delicioso banho de mar. Prainhas do Pontal, como também são conhecidas são duas praias separadas por rochas. Para chegar nesse paraíso (e se você não for de barco) é preciso encarar uma escada de madeira de 255 degraus, isso mesmo, 255 degraus com uma inclinação de mais ou menos 60º (claro que não calculei, foi um cálculo de olho) que te leva para o alto do morro do Atalaia. É perfeita para mergulho e ponto de parada dos passeios de barco.




Gastronomia

Confesso que com tanta beleza, nem reparei muito em locais para comer. Vi um trailler no alto da escada e alguns vendedores de comida e bebida próximo ao local do estacionamento. Na praia tem umas barracas que vende petiscos e bebidas.




Dicas para a Alta Temporada

Para fugir dos engarrafamentos da alta temporada, uma ótima alternativa é sair cedo e não deixar para ir no horário de pico, entre 9h e 12h.




Perigo

Além do cuidado com as crianças no mar, os pais e responsáveis tem que ter atenção redobrada com os pequenos na escada, para evitar tombos, e nas pedra, pois algumas são escorregadias. Mas o passeio é muito bom.


Observação

Para quem ficou preocupado como nós voltamos. Pegamos um táxi e o motorista cobrou R$ 20,00 para levar 4 pessoas. fizemos em 12 minutos o que demoramos 1h20 na chegada.









Fotos e texto: Renato Fulgoni

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.