Capela de São João Batista em Barra de São João da Barra/RJ

Barra de São João é Distrito de Casemiro de Abreu e lá tem um lugar que tem um espacinho especial no meu coração (pois eu amo visitar). Prainha é lugar maravilhoso para passar um dia inteiro com a família, mas quem pensa que lá é só uma praia se engana. Um pedaço importante da história do município está ali.



Como conheci a Capela de São João Batista?

Sempre passei na RJ-106, em direção à Rio das Ostras, e olhava pela janela do carro aquela paisagem belissíma do Rio São João encontrando com o mar e a Ponte Quebrada (esse fica para outra história). Sempre tive a vontade de conhecer e num belo dia de domingo (estava até um pouco nublado) coloquei a família no carro e fomos. Atravessamos a ponte sobre o Rio São João e parei meu carro logo depois, perto de um comércio, às margens da rodovia (pois adoro conhecer os locais andando). O passeio até a Capela foi fascinante, muitas construções antigas, árvores e uma sensassão de paz.


Capela de São João Batista


No alto de uma foramação rochosa, a Capela de São João Batista, uma das construções mais antigas da região, é encantadora (recentemente vi notícias que ela está sendo reformada e fiquei muito feliz). Não visitar o interior pois a porta estava fechada, mas só de olhar você já observa a importância histórica do local. Com o dia nublado, não tive a sorte de fotografar o pôr do sol, visto da pedra do telegrafo, porém consegui fazer alguma belas imagens.



História

Erguida em um morro rochoso, na foz do rio São João, e tombada pelo Inepac em 1979, a capela teve sua origem em uma igreja do século XVIII que foi ampliada em 1846, quando o distrito de Barra de São João foi elevado à categoria de vila. Nos fundos da capela encontra-se o cemitério com os túmulos do poeta Casimiro de Abreu e de seu pai, o comerciante José Joaquim Marques de Abreu.


Túmulo do poeta Casimiro de Abreu

Anexo à Capela de São João Batista fica um cemitério onde se localiza o túmulo do poeta Casimiro de Abreu, poeta que dá o nome ao município.



Perigo

A aparência calma das águas esconde um perigo eminente para os banhista desavisados, que podem ser arrastado pela força do rio (muito cuidado com as crianças). Na Prainha tem diversas marcações de alerta (é só respeitar que não terá problemas).




Achei muito legal

É um lugar "super família" e gostei muito dos passeios de caiaque e pedalinho, que meus filhos fizeram questão de aproveitar (preço bem legal), em quanto eu aproveitava o colo da minha esposa deitado no gramado que cobre parte da praia.



Gastronomia

Olha, lá tem tudo (rs)! Almoçamos, depois comemos cocada, açaí, sorvete e pastel. Tem uns quiosque próximo a Capela bem legais e as barraquinhas de doce.



Texto e Foto Renato Fulgoni

Com informações do Mapa de Cultura/RJ


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.