Serra do Mato Grosso em Saquarema

Saquarema é mais um daqueles lugares fantásticos do território brasileiro. Serra, mar, lagoa, lugares históricos e muita aventura. Como já contei em outras postagens, eu adoro uma trilha e essa caminhada que vou descrever foi uma das trilhas mais longas que minha família se aventurou. Serra do Mato Grosso em Saquarema um lugar para quem gosta de trilhas e lindas paisagens.

Serra do Mato Grosso em Saquarema
Foto: Renato Fulgoni


Como encontramos a Serra do Mato Grosso?

Já visitamos por diversas vezes a Cachoeira do Tinguí localizada no Alto Tinguí em Sampaio Corrêa, Distrito de Saquarema. E sempre olhamos aquela trilha que subia. E num belo domindo de Sol (que o sol parecia está com 55ºC) resolvemos subir.

Serra do Mato Grosso em Saquarema



Serra do Mato Grosso

Quem sobe a serra a pé (como fizemos) pode aproveitar muitas experiências fantásticas. Trilhas secundárias, pássaros de diversas espécies, como o Tiê-Sangue e Coleiro, além da paisagem lindíssima do mar. A serra é bastante arborizada e habitat natural de diversos tipos de animais. Entre os pontos de atrativo tem, a Cachoeira do Roncador, a Cachoeira do Tinguí, o Lago de Água Mineral e a Rampa de Voo Livre.




Nossa caminhada

Como entramos pelo lado do Tinguí, não visitamos a Cachoeira do Roncador e chegamos bem próximo da Rampa de Voo Livre (faltou fôlego). Subimos por 2h20 a pé, parando para ouvir os pássaros, para molhar os pés nos diversos córregos que existem no caminho e fotografar. No final de nossa caminhada fomos premiados com uma paisagem fantástica (só não foi de tirar o fôlego, pois estava sem). Parecia que estava no céu. Muito lindo mesmo,




Curiosidade

Com rampas que variam de 350 a 750 metros de altura, Sampaio Correia é considerado o paraíso do Voo Livre no Estado do Rio de Janeiro. O pouso acontece em um campo de feno, as margens da RJ-106, ou dependendo da condição meteorológica é possível se chegar voando as Praias de Jaconé ou Saquarema.



Gastronomia


Subindo pelo lado do Tingui, existem uns bares logo na subida. Conselho, levem água, pois a subida é um desafio.





Fotos Renato Fulgoni

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.