Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro

 Passando uns dias em minha cidade Natal, o Rio de Janeiro, conheci um lugar fantástico. O Museu Histórico Nacional que fica no Centro do Rio de Janeiro. O Museu ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e tornou-se o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com mais de 300 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento.



Como eu cheguei no MHN

O dia começou com o céu azul. Eu estava acompanhando a equipe da Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia, a qual faço parte, na ExpoRio Turismo 2022, evento maravilhoso que conto em outro artigo, quando o meu amigo Alexandre Martins, turismólogo e historiador, resolveu visitar alguns museus numa manhã. Foi um passei maravilhoso! 




Sobre o Museu Histórico Nacional

Numa ponta que avançava sobre o mar, posteriormente conhecida como Ponta do Calabouço, entre as praias de Piaçaba e Santa Luzia, no centro histórico do Rio de Janeiro, os portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu Histórico Nacional.



Ao longo dos séculos, outras edificações somaram-se à Fortaleza, como a Prisão do Calabouço (1693), destinada ao castigo de escravos; a Casa do Trem (1762), para a guarda do “trem de artilharia” (armas e munições); o Arsenal de Guerra (1764) e o Quartel para abrigar as tropas militares (1835).



Por sua localização estratégica para defesa da Baía de Guanabara e da própria cidade, a região foi uma área militar até 1908, quando o Arsenal de Guerra foi transferido para a Ponta do Caju.

Na década de 1920, a Ponta do Calabouço foi aterrada e reurbanizada para acolher a Exposição Internacional comemorativa do Centenário da Independência do Brasil. Para integrar o evento, as edificações do antigo Arsenal de Guerra foram ampliadas e “embelezadas”, com decoração característica da arquitetura neocolonial.



Em 1922, foram abertas ao público, abrigando o “Palácio das Grandes Indústrias”, um dos mais visitados pavilhões da Exposição do Centenário, e duas galerias do Museu Histórico Nacional, criado naquele mesmo ano pelo Presidente Epitácio Pessoa para dotar o Brasil de um museu dedicado à história nacional.

Atualmente, o Museu Histórico Nacional ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e tornou-se o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com mais de 300 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento.



Da Fortaleza de Santiago e da Prisão do Calabouço, restam apenas as fundações. No entanto, permaneceram até hoje a Casa do Trem, restaurada ao seu aspecto colonial na década de 1990, o prédio do Arsenal de Guerra e seu imponente Pátio da Minerva e o Pavilhão da Exposição de 1922, atual Biblioteca, formando um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos da cidade, com uma área de 20.000m² entre as ruas de Santa Luzia e a Av. Alfredo Agache.



O Museu Histórico Nacional mantém, em 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições de longa duração e temporárias, além da Biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias, entre as quais exemplares de Juan Gutierrez, Augusto Malta e Marc Ferrez. Mantém, ainda, programas voltados para estudantes, professores, terceira idade e comunidades carentes. As áreas de Reserva Técnica, Laboratório de Conservação e Restauração Numismática (coleção de moedas e outros valores impressos) podem ser consultadas, mediante agendamento prévio.



Endereço:

Praça Marechal Âncora S/N

Centro - Rio de Janeiro - RJ

20021-200

Funcionamento:

Quarta a sexta - das 10h às 17h / Sábado e domingo - das 13h às 17h.

Ingressos:

O MHN está temporariamente com entrada gratuita. Não é preciso a retirada antecipada de ingresso.

Telefone:

(21) 3299-0324 (Recepção)

http://mhn.museus.gov.br/

Foto: Renato Fulgoni
















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.