Você conhece a Igreja de Sant'Anna em Búzios?

Búzios é uma cidade linda e, sem dúvidas, esse paraíso é o sonho de muitas pessoas pelo mundo. Praias belíssimas, um polo gastronômico muito rico e muitos locais para visitar. Mas o que me chamou a atenção foi um caminho entre entre a Praia da Armação e a Praia dos Ossos, pela Ladeira de Sant´Anna, que me levou direto para a Igreja de Sant'Anna. Eu adoro lugares Históricos e particulamente não sabia como era rica a história dessa Igreja.



História da Igreja de Sant'Anna


Por volta de 1740, o português Brás de Pina, um dos grandes homens que trouxe o desenvolvimento para a armação, iniciou a construção da Igreja de Sant'Ana para homenagear a santa, que segundo relatos, teria salvado do naufrágio um barco cheio de escravos. A Igreja é construída com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia, como inumeras construções da época.




Antigo cemitério dos escravos


A paisagem que você consegue ver lá de cima é muito linda. A Praia dos Ossos de um lado e a Praia da Armação do outro. Mas eu não poderia imaginar que atrás da capela fica localizado o antigo cemitério dos escravos, que até hoje é usado para fins mortuários.




Dia de  Santa'Ana

O dia da padroeira, Santa Ana, é comemorado 26 de julho e com toda sua simplicidade encanta que tem a bênção de conhecer esse pedacinho da História dessa cidade encantadora.






Diz a Lenda


Diz uma lenda que a imagem de Santa'Anna foi encontrada no mar por pescadores, e que a partir desse dia não faltou mais pesca para a população. Também diz-se que, durante a construção da capela, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.




Gastronomia

Búzios é uma cidade muito estruturada no turismo e existem diversos restaurantes nas proximidades, assim como padarias, lanchonetes e loja de artesanatos.

Esse foi um passeio maravilhoso em família. Todos amaram!




Foto e texto: Renato Fulgoni

Com informações do wikipedia




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.