Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira em Arraial do Cabo

Eu adoro visitar Arraial do Cabo! E um lugar bem legal para levar a criançada, é o Museu Oceanográfico, situado no começo da Praia dos Anjos. O Museu fica na Praça do Cova e tem em seu acervo todo o conhecimento adquirido nas pesquisas realizadas ao longo dos anos pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, da Marinha.

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira em Arraial do Cabo
Foto: Renato Fulgoni


O que tem no Museu Oceanográfico?

O acervo do Museu possui equipamentos oceanográficos, diversos organismos marinhos coletados na região (fauna e flora), sendo as maiores atrações o esqueleto de uma baleia Orca encalhada na Ilha de Cabo Frio, em 1981 e o Peixe-Rei capturado na Praia Grande em 1990. O museu também possui painéis, publicações e filmes científicos sobre os oceanos e está preparando, para o verão, aquários, no prédio da praça, onde estarão diversas espécimes vivos da região para observação.

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira em Arraial do Cabo



Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira em Arraial do Cabo

 


Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira

O Museu Oceanográfico foi criado em 1982, utilizando as instalações que serviram inicialmente para a implantação do Projeto Cabo Frio, embrião do futuro Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Em 2007, impulsionado pela carência de grandes atrações turísticas/culturais na cidade, iniciouse um Projeto de Revitalização do Museu (PRM), cujo principal objetivo é a conservação, profissionalização e modernização do Museu Oceanográfico. Único do gênero no Estado do Rio de Janeiro, (e dentro de um perfil que se alinha perfeitamente com a vocação turística da região).




O Museu Oceanográfico é composto por dois prédios:
 
O Museu Oceanográfico é composto por um prédio localizado na Praça Daniel Barreto, ocupando uma área de aproximadamente 400m². Possui quatro salas de exposição exibindo instrumentos oceanográficos, esqueleto completo de orca, réplicas de animais marinhos e hall de aquários com espécimes da região de Arraial do Cabo.





Museu Oceanográfico
Aberto ao público
Quintas-feiras e sextas-feiras das 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.
Sábados, Domingos e feriados das 14:00 às 17:00 horas.

OBS: Venda de ingressos somente até 30 minutos antes do fechamento do museu.


Atendimento a grupos agendados
Visitas guiadas são realizadas às terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras das 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

Para agendamento entrar em contato pelo telefone (22) 2622-9087 ou através do e-mail.

Endereço: Praça Daniel Barreto s/nº - Praia dos Anjos Arraial do Cabo - RJ

CEP: 28.930-000

Tel: (22) 2622-9026


Email: luana.martins@marinha.mil.br





Gastronomia

O Museu fica bem pertinho do centro turístico de Arraial do Cabo e tem diversos restaurantes, lanchonetes e quiosques próximos ao local.













Foto Renato Fulgoni

Com informações da Marinha do Brasil



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.