Bananeiras em Silva Jardim

Bananeiras, distrito de Silva Jardim, Baixadas Litorâneas do estado do Rio de Janeiro, é um lugar para quem busca tranquilidade. Um típica cidadezinha do interior que revela seus encantos. Já visitei o local por várias vezes (é o meu paraíso escondido).


Bananeiras em Silva Jardim
Foto: Renato Fulgoni



Como eu descobri Bananeiras?

Minha família adora caichoeiras (apesar de morar perto das mais belas praias do Brasil) e saimos num belo sábado de sol, em direção a Aldeia Velha. Pegamos a estrada logo cedo e fomos pelo caminho de Araruama, por São Vicente até pegar a BR-101 por Silva Jardim. Estava tudo indo certinho, como havia visto no Google Maps no dia anterior, mas por um descuido errei o caminho e entrei no acesso ao distrito de Bananeiras. Ao sair da estrada, percorremos cerca de 8 Km de estrada de barro até ter uma surpresa ao perguntar para uma pessoa "Falta muito para chegar em Aldeia Velha?". "Aqui é Bananeiras" Eu olhei para a cara de minha esposa e dos meus filhos e só tive uma reação depois de tantos quilômetros rodados "Tem Cachoeira?", a resposta foi positiva, mas a com queda ficava mais longe e eles nos orientou para chegar no rio que corta o distrito.

Bananeiras em Silva Jardim


Distrito de Bananeiras


Quando chego em Bananeiras já fico mais calmo. A ponte principal que corta o rio é um ponto de encontro para todos da localidade. Nos finais de semana, o local recebe muitos visitantes, uma pessoas fazem até churrasco na beira do rio (eu prefiro o local mais calmo). Passando da ponte e entrando a primeira direita, seguimos em direção a uma ponte de madeira, que para mim, é um lugar fantástico. Subindo rio acima, encontramos diversos locais excelente para tomar banho e mergulhar de óculos e ver os peixes (a água é cristalina).


Bananeiras em Silva Jardim


Gastronomia


No local, existem algumas pousadas e pensões que servem refeições, além de bares, padarias e uma lanchonete.


Dica

Antes de ir para Bananeiras é sempre bom dar uma olhada na previsão do tempo e nas condições da estrada que dá acesso ao distrito, pois eu já fui numa ocasião, depois de uma chuva, e a estrada estava com muita lama e algumas barreiras caidas (passei um sufoco, mas que foi compensado depois).


Bananeiras em Silva Jardim









Texto e Foto: Renato Fulgoni


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.