Cachoeira de Tomascar em Rio Bonito

Olá! Sou Renato Fulgoni, moro em São Pedro da Aldeia e sou jornalista, escritor e fotógrafo. Gosto muito de passear com minha família e aqui na Região dos Lagos tem locais lidíssimos, mas para começar, vou apresentar para vocês a Cachoeira de Tomascar, em Rio Bonito.

Isso mesmo pessoal! Apesar de morar pertinho de lindíssimas praias, como a Praia do Forte (Cabo Frio) e a Praia do Pontal (Arraial do Cabo), vou mostrar para vocês um lugar muito lindo que fica na divisa dos municípios de Rio Bonito e Tanguá.




Como eu descobri a Cachoeira de Tomascar? 

Sempre gostei de viajar para o Rio de Janeiro utilizando a ViaLagos (apesar do pedágio ser muito caros) e num dia de viagem avistei uma placa escrita "Cachoeira". Eu estava com o carro tão rápido que nem deu para ler direito. Comentei com minha fiel escudeira de todas as viagens, Marcia minha esposa, e ao chegar em casa fui direto no Google Maps, para ver que cachoeira era essa.

Para minha surpresa consegui encontrar, colocando o "bonequinho" do Google Maps para andar no mapa. Tenho que confessar que a primeira coisa que encontrei foi um restaurante e esse foi meu argumento para convencer toda família.



O dia da viagem 

Durante aquela semana a expectativa foi muito grande, pois pelo mapa vi que a Cachoeira de Tomascar era um lugar lindo. Pegamos a estrada logo cedo, para poder aproveitar o dia. Chegamos rápido. 40 minutos de estrada e 30 minutos de estrada de chão (a parte que eu mais gosto). O GPS tentou estragar nosso dia e fez a gente fazer uma caminhada de cerca de 25 minutos morro acima. A pé, conseguimos observar lugares maravilhosos, algus sítios, fazendas e muitas paisagens para registrar fotografias. Depois de alguns minutos e com apelo dos meus filhos, paramos de subir e resolvemos perguntar para umas pessoas que estavam consertando uma cerca, se faltava muito para chegar a cachoeira. Para nossa decepção, o GPS nos enganou. Tivemos que descer tudo e a cachoeira ficava pertinho de onde tinhamos deixado o carro.




A Cachoeira

A cachoeira de Tomascar não tem uma queda d'água muito alta, mais é muito bela. As águas do rio Tanguá, que nasce na Serra Redonda (onde o GPS nos levou) em terras mais altas, na fronteira de Rio Bonito com Saquarema, chegam nas pedras e formam, assim, quedas d'água e diversas piscinas naturais com um gramado muito legal para fazer um piquiniqui. Adoramos a Cachoeira e já voltamos 3 vezes. Vale ressaltar que o acesso à cachoeira é gratuito.




História

O local guarda o antigo engenho de farinha que funcionava por conta da força das águas do rio Tanguá, girando uma roda d’água. Muito legal, minha filha adorou.




Gastronomia

A cachoeira de Tomascar é lindíssima, mas e gostei bastante das opções de comida. Adorei o restaurante de comida caseira. Depois tomamos um sorvete de uma venda e pude observar alguns bares. Uma coisa eu garanto para vocês, fome não dá para passar.










Fotos: Renato Fulgoni 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.