Igreja Nossa Senhora de Nazareth em Saquarema

Adoro lugares históricos! Saquarema tem muitos encantos para se desvendar, nesse post vou contar a incrível visita que minha família fez a Igreja Nossa Senhora de Nazareth. Um lugar encantador com uma escadaria na frente que leva até o alto do morro, onde fica a Matriz. 


Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Saquarema
Foto: Renato Fulgoni

História da Igreja Nossa Senhora de Nazareth em Saquarema

No ano de 1630, no dia 8 de setembro, após uma forte tempestade, um pescador saiu para ver suas redes proximo ao mar de Saquarema. Ao passar pela colina, onde hoje está erguida a Matriz encontrou próximo ao Costão, morro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. Decidiu então chegar mais próximo e encontrou uma imagem de Maria (Mãe de Jesus, deu-lhe então o título Nossa Senhora de Nazareth).



Decidiu então levar a imagem a para sua casa, para protegê-la do tempo. Reunindo toda vila de pescadores e índios. Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a aldeia, achando-a horas depois no mesmo morro onde foi encontrada, levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente, sendo achada no mesmo morro. Isso ocorreu por mais duas vezes.



Primeiro Círio de Nazaré do Brasil

Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazareth, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837. Desde aquele tempo até hoje a Virgem de Nazareth realiza seus milagres, o que atrai a cada anos mais devotos fazendo com que hoje a sua festa realizada no dia de seu encontro, 8 de setembro, seja a terceira maior festa do Brasil e o primeiro Círio de Nazaré do Brasil.




Reinando através dos séculos com quase 400 anos de história, fé e devoção

Saquarema é o berço da devoção à Senhora de Nazareth no Brasil, em nosso país foi aqui que tudo começou, de Portugal a devoção veio direto para Saquarema. Até os dias de hoje esta verdadeira e única imagem encontra-se em sua Matriz sendo cercada de amor, e encontra-se revestida com seu tradicional e rico manto, símbolo desta devoção, reinando através dos séculos com quase 400 anos de história, fé e devoção.




Paisagem linda

Do alto do morro a paisagem é muito linda. Podemos avistar a Praia da Vila, Praia da Barrinha (entrada da Lagoa de Saquarema) e a Praia de Itaúna. Vale a pena ficar sentado no alto do morro pelo menos 30 minutos observando a vida passar.




Interior da Igreja

Sabe aqueles lugares que você sente uma energia só de entrar? Foi isso que eu senti quando entrei. Diversas imagens de Santos e uma linda imagem de São Jorge. Minha família rezou e podemos ter aquele momento de fé aos pés do altar.





Dica bem legal


No interior da igreja tem uma lojinha que podemos comprar várias lembrança. Compramos um terço para dar para minha mãe, chaveiro e uma santinha (tudo baratinho)





Gastronomia

Na redondeza tem diversos restaurantes, bares e padarias.




Fotos: Renato Fulgoni

Por Renato Fulgoni

Com informações do pt.wikipedia.org

2 comentários:

  1. Prezados, me chamo Tales, sou de Pernambuco. Fiquei um pouco confuso com a publicação sobre a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema. Se afirma que a devoção a Nossa Senhora com esse título no Brasil se inicia nessa igreja. Mas, existe uma Igreja de Nsa Sra de Nazaré aqui em Pernambuco que data do final do século XVI. Ela fica na cidade do Cabo de Santo Agostinho e está aos cuidados dos Frades Carmelitas desde o século XVII.

    ResponderExcluir
  2. https://revista.algomais.com/colunistas/n-s-de-nazare-do-cabo-de-santo-agostinho

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.