Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia

Quem chega na Região dos Lagos já consegue avista-la de longe. Soberana e com uma área bem preservada de Mata Atlântica, a Serra de Sapiatiba é um lugar muito especial para quem gosta de aventura e trilhas. Adoro Dias de Viagem!

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni


Como encontrei a Serra de Sapiatiba?


A Serra de Sapiatiba é bem próxima da minha casa aqui em São Pedro da Aldeia, mas sempre tive dúvidas do local exato para subir. Tinha informações que dava para subir até de carro (mas ai não tem graça), pois no alto da Serra existem umas torres de comunicação e o pessoa das empresas sobem com frequência para realizar a manutenção. Num sábado, acordamos dispostos a fazer essa trilha e combinei com minha família de deixa o carro na rua que dá acesso a subida e fizemos todo trajeto caminhando. O local é perfeito para quem gosta de natureza. Observamos pássaros, árvores, répteis e até fotografamos um Sagui. Levamos 1h40 para chegar ao cume, que fica mais de 316 metros de altitude, parece pouco comparando com a pico das Agulhas Negras, com 2 790,94 m de altitude, porém, tenho que confeçar que me senti escalando uma montanha gigante. Tem uma grande área preservada de Mata Atlântica (floresta ombrófila da região dos lagos), guardar sítios arqueológicos, e a nascente dos rios que formam a bacia do rio Una.

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni



Serra de Sapiatiba

A Serra de Sapiatiba localiza-se entre os municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, ocupando 600km². O ponto mais alto do relevo está a 316 metros de altitude, no resto do território, predominam as planícies, onde estão as moradias da população da APA. O clima é temperado, sendo quente durante o dia, e úmido e fresco à noite.. Constitui uma da poucas áreas de preservação da região, tornando Área de Proteção Ambiental - APA, sob tutela do Inea, sendo parte integrante da Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs).

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia


Curiosidade

O Parque Estadual da Costa do Sol, criado por lei em 18 de abril de 2011, tem cerca de 9.840,90 hectares dividido em quatro setores, cada qual composto por uma ou mais áreas distintas, que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. São áreas segmentadas na Região dos Lagos que exercem um papel importante na proteção de ecossistemas, como sambaquis, dunas, restingas, lagoas e florestas.

Serra de Sapiatiba em São Pedro da Aldeia



História


A Serra de Sapiatiba foi caminho dos Jesuítas como foi relatado no estudo "Caminho dos Jesuítas na Região dos Lagos de Dalva Rosa Mansur". O trajeto, que segundo estudo, vai da igreja de São Pedro da Aldeia, através da APA da Serra de Sapiatiba. Sendo fundamental no desenvolvimento da Aldeia de São Pedro. Era caminho de jesuítas para chegar a lagoa de juturnaiba, conservou-se como região agrícola até os dias de hoje.




Gastronomia


Próximo a subida da Serra de Sapiatiba tem algumas lanchonetes e no bairro Balneário tem restaurantes para refeições.



Dica

Se for subir fazendo a caminhada é recomendado levar água, pois a subida é bem alta.









Fotos e texto Renato Fulgoni

Com informações do INEA

Estudo "Caminho dos Jesuítas na Região dos Lagos de Dalva Rosa Mansur"


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.