CAPELA DE SÃO BENEDITO

 Cabo Frio, sem dúvida é um lugar sensacional. Praias lindíssimas e muita natureza, tudo que eu e minha família adoramos. Porém, tem um lugar que sempre vamos e não cansamos de tirar fotos (o lugar é deslumbrante). O Largo de São Benedito, bairro Passagem - Cabo Frio – RJ, onde fica a Igreja de São Benedito.



História

A Igreja de São Benedito está localizada no largo do mesmo nome, no bairro da Passagem. Através da provisão de 9 de abril de 1761, o morador de Cabo Frio, João Botelho da Ponte, foi autorizado a construir a Igreja e doou o patrimônio de uma “morada de casas e os foros de outras que se fizeram em terreno pertencente a mesma capela” para sua conservação. Falecido o fundador, os moradores do bairro tomaram para si a administração do templo, onde faziam celebrar o Santo Ofício nos dias de preceito.



Arquitetura

O conjunto arquitetônico e urbanístico com seu casario tradicional e singelo é constituído principalmente de edificações dos séculos XIX e XX, com um ou dois pavimentos, a mais antiga remontando ao século XVIII. Igreja e diversos imóveis do quarteirão são tombados pelo Patrimônio Histórico. 




Gastronomia

A praça do bairro Passagem é um local histórico e muito agradável de se passar o dia (adoro ir lá para fotografar). No local existem diversas casas do período colonial e que  formam um centro gastronômico de alto padrão. Vários restaurantes especializados na culinária portuguesa oferecendo comida deliciosas. A noite fica ainda melhor, tranquilidade e história num só lugar.










Fotos: Renato Fulgoni






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.